Banca Organizadora do Novo Concurso da SEMA-MT 2018


Edital deve ser divulgado muito em breve.

Muitas pessoas planejam conseguir um cargo público por conta da instabilidade e dos benefícios que os servidores podem ter. Por conta disso, há pessoas que investem muito tempo em preparo para realizar esse sonho.

Com a crise econômica instaurada no Brasil nos últimos anos, muitas entidades públicas deixaram de fazer novos concursos e enfrentam graves problemas com a falta de profissionais especializados para atender a população. A Secretaria Estadual do meio Ambiente do Mato Grosso, por exemplo, há 13 anos não realizava uma nova seleção.


A demora para abertura de concursos, no entanto, pode não ser algo tão ruim assim. Isso porque quanto mais o tempo passa, a carência de pessoal aumenta, fazendo com que a oferta de vagas aumente também, pois a cada ano os órgãos públicos comunicam ao Ministério do Planejamento centenas de aposentadorias, afastamentos e licenças dos servidores.

Por outro lado, quando não há seleção para preencher essas lacunas, o atendimento ao público fica muito prejudicado e, muitas vezes, a justiça precisa determinar que novos concursos sejam realizados urgentemente.

No caso do SEMA-MT, o concurso já estava sendo muito aguardado e o anúncio da banca que organizará o concurso pode ser feito logo. Confira conosco as principais informações sobre o concurso que já tem comissão formada e está em fase de finalização de processos e lançamento de edital.



Comissão tem prazo determinado para entrega de projeto.

Com a comissão estabelecida desde o dia 11 de setembro, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema/MT) deve lançar edital do novo concurso em breve. O novo concurso está em fase de confirmação da banca e o nome dos componentes dos organizadores devem ser anunciados nos próximos dias.

A comissão é composta por Alessandra Lu Wojcik Borges e Nílma de Oliveira Faria, que são analistas de meio ambiente; pela coordenadora de gestão de pessoas Maíra Carla Rodrigues; Edson Iwasaki – gerente de provimento e manutenção; Elton Antônio Silveira- superintendente de mudanças climáticas e por Rita de Cássia de Souza- gerente de capacitação.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente precisa concluir os estudos que deverão indicar as necessidades do órgão, bem como a quantidade de vagas que deverão ser ofertadas e quais os cargos serão disponibilizados no novo Certame.

Sem realizar concurso desde 2005, ocasião em que houve abertura de 150 vagas na instituição, o órgão recebeu determinação para apresentar um projeto básico no prazo de 30 dias. Os interessados podem, portanto, esperar o lançamento do edital em breve.

Último Certame

Em 2005, como já foi dito, foram oferecidas 150 vagas para cargos que exigiam curso técnico e ensino superior. Os candidatos foram submetidos à prova objetiva contendo 70 questões, dividas entre conhecimentos de língua portuguesa, conhecimentos específicos e conhecimentos gerais.

Ainda não dá para saber todas as informações a respeito do novo concurso Sema/MT, mas há como prever alguns detalhes a partir do último edital, como por exemplo, o modelo das questões e o conteúdo programático delas. A partir disso, os futuros candidatos já podem começar a montar uma grade de estudos para se sair bem na prova.

Quanto antes os interessados começarem a estudar, mais chances haverão de conseguir uma vaga. Apesar de ser um número considerável de vagas, concursos públicos são sempre muito concorridos. Por isso, a rotina de preparação deve ser iniciada o quanto antes.

É aconselhável que interessados em participar do novo concurso da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Mato Grosso acompanhem as novidades acerca do certame diariamente. Como faltam apenas alguns ajustes, o edital pode sair a qualquer momento.

Boa sorte.

Por Nanny Cunha

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *