Concurso Exército 2018 – Vagas em Colégios Militares


O Exército recebe inscrições de jovens que desejam ingressar em um dos Colégios Militares espalhados pelo Brasil.

O segundo semestre de 2018 está repleto de novas oportunidades de concursos públicos de alta categoria. Entre eles, está o concurso promovido pelo Exército.

Segue aberto o período de inscrições destinadas ao mais recente processo seletivo destinado à admissão de jovens aos colégios militares. Este certame foi publicado no próprio Diário Oficial da União, em sua edição da sexta-feira, dia 27 de julho de 2018. Trata-se do edital de abertura para o processo de seleção de 505 estudantes, cujo ingresso iniciará oficialmente em 2019. Todas as oportunidades de vagas se destinam ao ingresso dos alunos a partir do 6° ano que compõe o Ensino Fundamental e a partir do 1° ano que compõe o Ensino Médio em colégios militares situados nas seguintes cidades:


– Distrito Federal (Brasília); na cidade do Rio de Janeiro – RJ; no município de Porto Alegre – RS; no município de Fortaleza – CE; no município de Manaus – AM; no município de Belo Horizonte – MG; na cidade de Salvador – BA; na cidade de Recife – PE; no município de Curitiba – PR; no município de Juiz de Fora – MG; no município de Campo Grande – MS; na cidade de Santa Maria – RS e em Belém – PA.

Todos os jovens interessados em concorrer às vagas para o 6° ano do Ensino Fundamental deverão comprovar conclusão ou ainda estar cursando o 5° ano, estar em idade abaixo de 13 anos no dia 1° de janeiro de 2019 ou completar 10 anos de idade até o dia 31 do mês de dezembro de 2019.

Com relação aos concorrentes às vagas para o 1° ano do nível médio, será necessário comprovar conclusão ou ainda estar cursando o 9° ano do nível fundamental acadêmico, estar em idade abaixo de 18 anos no dia 1° de janeiro de 2019 ou completar 14 anos de idade até o dia 31 do mês de dezembro de 2019.



O período para cadastro de inscrições compreende um prazo de recebimento por meio do site de cada um dos Colégios Militares, o qual se estenderá até o dia 14 de setembro de 2018.

Todos os jovens candidatos com deficiência têm o dever de se inscrever na forma presencial, ou seja, junto à Comissão para a Inscrição no Concurso de Admissão do colégio militar em que houver interesse em ingressar, sendo necessários os testes e as comprovações médicas imprescindíveis para o cadastro.

A taxa de inscrição está estipulada no valor de 95 reais.

Sobre as fases deste certame as informações são as seguintes:

Todos os interessados deverão ser submetidos a um exame intelectual, passando pela revisão médica e pela odontológica; além de uma análise de comprovação dos dados biográficos. A fase inicial será realizada no dia 21 de outubro de 2018 e consistirá em duas provas objetivas, uma sobre matemática e a outra, (ministrada somente aos candidatos aprovados na primeira etapa) será realizada no dia 25 de novembro de 2018, versando sobre a matéria de língua portuguesa, contendo questões objetivas e questões discursivas, e ambas terão duração oficial de três horas.

Todos os concorrentes aprovados nas etapas acima descritas, deste concurso, terão dever de apresentar os seus históricos escolares e todos os demais documentos previstos nos dados do edital, no sentido de comprovar que os mesmos atendem aos pré-requisitos mínimos cobrados, para efetuar a inscrição e matrícula, a qual deverá ser efetivada entre o dia 2 do mês de janeiro e o dia 22 do mês de fevereiro de 2019.

Observação importante: será necessário, também, apresentar o devido termo de compromisso, o qual deverá estar em conformidade com o modelo já distribuído pelos colégios militares, devidamente assinado pela autoridade responsável e legal de cada candidato, junto de firma reconhecida.

Por Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *