Concurso IBGE 2020 – Edital em Breve


Certame do IBGE deve ter o Edital publicado muito em breve e tem como banca organizadora o Cebraspe.

Muitas pessoas se encontram na expectativa de novas informações sobre um possível concurso público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o popular IBGE. Se você é um concurseiro de plantão e se encontra nessa situação, não deixe de ler a sequência deste artigo, pois trazemos algumas informações consideráveis.

Já faz um bom tempo que o IBGE anunciou que realizaria novos concursos públicos para cargos em trabalho temporário. A partir de então muitas pessoas ficaram aguardando a publicação de editais e divulgações oficiais de outras informações sobre os certames. Contudo, até este momento o instituto não tinha dado nenhuma informação sobre.


Mas, finalmente uma notícia foi divulgada. Trata-se da notícia de que serão realizados dois processos de seleção de novos servidores para o órgão.

As primeiras informações apontam que a empresa contratada para organizar e executar os certames será o Cebraspe.

De acordo com as primeiras informações serão disponibilizadas 208.695 oportunidades. Deste quantitativo, 5.462 vagas serão para a função de ACM que é Agente Censitário Municipal. Outras 22.676 oportunidades serão para ACS que é Agente Censitário Supervisor. Por sua vez, as restantes 180.557 oportunidades são para a função de Recenseador.



Há alguns dias um projeto do instituto também recebeu autorização de realização. Em relação a este, as informações indicam que serão disponibilizadas para concorrência o equivalente a 12 vagas para o cargo de Supervisor Censitário de Codificação e Pesquisas e mais 180 vagas para o cargo de Agente Censitário de Pesquisas que atua no Telefone.

Além desses certames, ainda a serem realizados, está previsto para em breve ser anunciado um outro concurso que, de acordo com as informações iniciais, irá disponibilizar para a concorrência o total de 120 oportunidades, sendo todas elas para o cargo de Codificador.

Dessa forma, se somarmos todas as vagas que serão disponibilizadas em todos os certames o total é de 209.007 vagas.

Em relação à publicação dos editais de abertura, o IBGE divulgou que a data prevista é o dia 18 deste mês de fevereiro. Essa informação partiu do coordenador operacional que atua no Rio Grande do Sul, o Sr. Luiz Eduardo Azevedo.

Ainda segundo o profissional, as inscrições devem ter início no dia 02 do mês de março e a data de encerramento será o dia 27 do mesmo mês.

Contudo, vale ressaltar que tais datas ainda devem ser confirmadas, pois antes desta confirmação o contrato com a empresa organizadora deve ser assinado pelas partes interessadas e assim oficialmente publicado. Fato que pode acontecer a qualquer momento.

Observando os cargos que devem ter vagas oferecidas no certame, podemos concluir que poderão entrar para a concorrência pessoas com formação de nível fundamental e de nível médio.

Em relação aos vencimentos, para os cargos que exigem ensino fundamental o valor médio inicial é de R$1.278,90. Já os cargos que exigem formação de nível médio possuem uma remuneração inicial média de R$ 4.000.

É claro que com a notícia de que tantas vagas serão disponibilizadas em breve, muitas pessoas se sintam mais estimuladas a se prepararem para a realização de provas. Mas, vale ressaltar que as vagas são para trabalho temporário. Já que o instituto atua na área de pesquisa estatísticas e geográficas. Mas, se considerarmos a situação de milhões de brasileiros, mesmo que temporário, essa oportunidade pode ser algo muito positivo, que pode fazer a diferença na vida de milhares de brasileiros que buscam pela oportunidade de trabalhar.

Nesse sentido, se você estava aguardando novas informações sobre os concursos públicos do IBGE, fique ligado, pois os editais devem ser publicados em breve. Por isso, não perca essa oportunidade.

Por Sirlene Montes

Concurso

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *