Concurso Marinha 2019 – Inscrições, Vagas


A Marinha do Brasil oferta 344 vagas para o Serviço Militar Voluntário.

Novo concurso público de alta categoria está oficialmente aberto, nesse segundo semestre de 2019.

Trata-se do certame promovido pelo órgão da Marinha do Brasil, cujos editais estão publicados e se destinam ao preenchimento de cargos para oficiais temporários. Conforme os dados inseridos nos documentos, todas as pessoas interessadas em participar desse concurso, cuja natureza é de Serviço Militar Voluntário, terão o dever de optar por um entre os nove Distritos Navais que estão disponibilizando postos temporários. A remuneração, nesse concurso, atinge o valor de R$ 11 mil.


Os documentos de editais totalizam o número de 344 postos. São oportunidades cujo critério de distribuição é o seguinte: no primeiro Distrito Naval serão lotadas 236 vagas; no terceiro Distrito Naval serão lotadas 32 vagas; no quinto Distrito Naval serão lotadas 28 vagas; no sexto Distrito Naval serão lotadas cinco vagas; no sétimo Distrito Naval serão lotadas 19 vagas; no oitavo Distrito Naval serão lotadas 24 vagas.

Os postos serão destinados para profissionais que ocuparão função de Oficiais Temporários em 2ª Classe na Reserva da Marinha. Lotados nos distritos navais da 1ª a da 9ª Região. Os documentos de edital que compõem os 2º, 4º e 6º Distritos Navais ainda estão sem divulgação, mas serão em breve revelados. Os postos a serem ocupados serão para os seguintes setores:

Departamento de Saúde; no setor de Apoio à Saúde; no setor de Técnica-Magistério e no de Engenharia.



Sobre os requisitos e os vencimentos, seguem as informações:

Toda pessoa interessada em participar deverá apresentar certificado de graduação superior, estar em idade entre 18 e 44 anos, e estar quite com os deveres civis e militares.

O segundo documento de edital indica que pessoas de ambos os sexos poderão participar. A remuneração inicial para o cargo de Guarda-Marinha está em 9.021 reais, sendo 6.993 reais em soldo, acrescido de 1.118 reais em valor adicional para habilitação e mais 909 reais do adicional militar.

Conforme os dados angariados do edital, depois dos seis primeiros meses de capacitação, o servidor Guarda-Marinha poderá atingir a função de Segundo-Tenente, e, a partir daí, a remuneração subirá para o valor de R$ 9.662,10.

Depois de seis meses, o servidor empossado de Segundo-Tenente poderá alcançar a função de Primeiro-Tenente, cujo salário está em 10.636 reais. Depois de sete anos de prestação do serviço militar voluntário, o servidor poderá atingir a função de Capitão-Tenente, cujo salário, finalmente, chega ao teto de 11.778 reais.

Sobre o processo de inscrição, seguem as informações:

Todas as pessoas interessadas em participar precisam estar atentas, pois o período de inscrição no dia 23 deste mês de outubro e se estenderá até o dia 4 do mês de novembro de 2019. Será necessário acessar o site oficial da própria banca organizadora do concurso, no link: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=content/processo-seletivo-para-o-servico-militar-voluntario.

Como já foi explicado, em primeiro lugar é necessário optar por um Distrito Naval que seja do interesse do candidato. O passo seguinte será o de acessar o site que é destinado para esse fim e efetuar a necessária pesquisa sobre a área, que é parte do processo de inscrição, avançando no preenchimento do formulário, que deverá ser completado com os dados imprescindíveis para cadastro final.

O passo definitivo, para que cada inscrição seja validada definitivamente, será a impressão do boleto com o valor da taxa de inscrição, que varia em conformidade com o cargo a ser concorrido, no caso 120 reais e 127 reais, de acordo, também, com o distrito de lotação. Estes valores poderão ser pagos, no máximo, até o dia 5 do mês de novembro de 2019.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso Marinha

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *