Concurso para Guarda Municipal de Teresina 2019


Interessados poderão se inscrever até o dia 27 de dezembro de 2018.

Você mora no Piauí e está esperando a sua chance de conseguir um emprego estável e bem remunerado? Uma oportunidade é o Concurso para Guarda Municipal de Teresina, que visa contratar 475 novos funcionários, que irão atuar diretamente na prevenção e proteção da capital piauiense de possíveis ações de depredação.

O certame será realizado em seis etapas diferentes, tendo como objetivo selecionar os candidatos mais competentes para ocupar o cargo. As inscrições serão abertas em breve, os interessados em participar da seleção devem ficar atentos aos prazos a serem cumpridos.


Quer saber mais? Confira, abaixo, todas as informações sobre o Concurso Público para Guarda Municipal de Teresina 2019!

Quais são as vagas oferecidas?

Do total das 475 vagas oferecidas para a função de guarda municipal, 75 são destinadas para início imediato, sendo que 15 são para mulheres e 60 para homens, as outras 400 são para formar cadastro reserva, em que os aprovados serão chamados de acordo com a necessidade da prefeitura. É importante ressaltar que 5% das vagas são para as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Conforme informado pelo edital, os candidatos selecionados irão receber uma remuneração inicial de R$ 1.133, tendo que cumprir uma rotina de trabalho em sistema de revezamento que vai de 12 a 24 horas.



Para se candidatar, você deve ter a partir de 18 anos de idade, ter completado o Ensino Médio e ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), obrigatoriamente na categoria ‘’AB’’.

Responsabilidades do Guarda Municipal

Ao ser contratado, o guarda municipal terá como atribuições proteger todos os serviços, bens e instalações que pertencem à Prefeitura de Teresina, compreendendo a Administração Indireta.

O profissional também tem que estar à disposição para dar orientações à comunidade local a respeito do direito de fazer uso dos serviços e bens públicos, além de prestar auxílio, quando houver necessidade, nas operações que envolvem a defesa civil da cidade, zelar pelo meio ambiente e desenvolver ações de prevenção para combater drogas.

Como será a prova?

Como dissemos anteriormente, o concurso vai será dividido em seis etapas, que serão todas administradas pela banca organizadora NUCEPE. Em primeiro lugar, os participantes vão fazer uma prova escrita objetiva e dissertativa, que visa eliminar e classificar os melhores e será aplicada no dia 13 de janeiro de 2019, com duração de cinco horas.

A avaliação é composta por 50 questões de múltipla escolha, que tratam de temas relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa, noções de Informática, raciocínio lógico e Matemática, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Penal, noções de Direitos Humanos, noções de Direito Ambiental, Legislação Municipal e Legislação de Trânsito.

Na prova dissertativa, os candidatos precisam desenvolver uma redação sobre um tema de ordem social, política ou cultural, escrevendo até 30 linhas. Em seguida, quem for aprovado vai ser convocado para uma avaliação médica e odontológica.

Aqueles que apresentarem boa saúde farão um exame para atestar a sua aptidão física para exercer o cargo. Na sequência, é feita uma avaliação psicológica, mais investigação social sobre a vida do candidato, a fim de descobrir se ele tem algo que o impeça de assumir a função. Por último, os aprovados participam do curso de formação profissional, que também elimina quem não demonstrar as competências exigidas pela instituição.

O concurso tem uma validade de dois anos, que começa a contar a partir da homologação do resultado final, e pode ser prorrogado pelo mesmo período, somente uma vez e conforme os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Teresina.

Como se inscrever?

Para se inscrever, você deve se cadastrar no site da banca organizadora (http://nucepe.uespi.br/), bastando fornecer os seus dados pessoais, do dia 26 de novembro até 27 de dezembro de 2018. É necessário arcar com uma taxa de R$ 100,00, que deverá ser paga até a data de vencimento.

Texto por Simone Leal

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *