Concurso para Secretário Auxiliar do MP-GO 2018


Inscrições podem ser feitas até o dia 9 de outubro de 2018.

Já está em aberto o período de recebimento das inscrições para o novo concurso público do Ministério Público do Estado de Goiás (MP/GO). De acordo com as informações divulgadas ate o momento, a oferta total é de duas vagas. Ambas estão sendo direcionadas para a função de secretário auxiliar.

Conforme consta no edital, a lotação dos aprovados será feita nas unidades de promotorias em Goiás e na cidade de Cristalina.


Os candidatos interessados em aproveitar essa chance precisam contar com certificado de conclusão do nível fundamental. Com relação aos salários oferecidos, a informação é de que os valores partem de R$3.118,89. A jornada de trabalho será composta de 40 horas por semana.

É importante destacar que, além da remuneração, os contratados também farão jus ao auxílio-alimentação, auxílio creche e auxílio-transporte.

Os candidatos que se encaixarem dentro dos requisitos exigidos poderão garantir suas inscrições preenchendo o formulário via internet por meio do endereço eletrônico http://www2.mp.go.gov.br/coliseu. As inscrições serão recebidas até o dia 09 de outubro para o caso da vaga em Goiás e até o dia 24 de outubro para a vaga oferecida para Cristalina.



Para validar a candidatura é preciso que o interessado efetue o pagamento de uma taxa de participação no valor de R$62,02. O pagamento poderá ser feito até o próximo dia útil após as inscrições serem encerradas.

Com relação às provas, a informação é de que ela contará com etapas de provas objetivas, redação e prova discursiva. Os exames acontecerão no dia 25 de novembro em Cristalina e no dia 11 em Goiás. Por fim, os aprovados serão submetidos a uma avaliação de títulos.

As provas objetivas terão 50 questões sendo de múltipla escolha. As matérias cobradas são geografia, história do Brasil, matemática e português. Também teremos questões relacionadas ao funcionamento do Ministério Público e informática.

As questões discursivas terão como foco atribuições próprias do cargo. A redação terá o tema definido pela banca organizadora do certame e deverá ter entre 15 e 30 linhas no máximo.

Atribuições da função de secretário auxiliar

As atribuições de um secretário auxiliar do MP GO são muito diversificadas. Entre elas, podemos destacar sua participação no planejamento, programas, pesquisas e projetos da administração. Ele também é responsável por cuidar das correspondências e realizar atividades de organização de agendas, contatos e reuniões.

O que faz o Ministério Público

O Ministério Público trata-se de uma instituição que tem como principal dever cuidar da ordem jurídica no país. Ele também atua como órgão fiscalizador do poder público em suas várias esferas de manifestação.

A título de curiosidade, ele já existia antes do surgimento da Constituição de 1988. Entretanto, somente com o advento da Carta Magna é que as suas atribuições foram melhor definidas. Além disso, as intervenções do MP em processos relacionados à justiça brasileira dão ao órgão um caráter jurisdicional. Isso quer dizer que ele contribui com o importante papel de formação e administração da Justiça.

Por fim, temos que ressaltar que o Ministério Público não participa de todas as ações da justiça brasileira. Isso apenas ocorre quando existem partes envolvidas que lhe cabem defender.

Dica de concurseiro

É muito recorrente ouvirmos pessoas que dizem que se dedicar e estudar para concursos públicos é uma tarefa muito complicada. Outros dizem que é um trabalho cansativo para no final não ser aprovado. São pensamentos assim que faz com muitos desistam. Porém, o caminho pode ser difícil. Mas não é impossível para quem sabe como ou por onde começar.

Todo o processo envolvendo concursos públicos é melhor planejado e estruturado quando o candidato concentra seus esforços em algumas etapas simples:

  • Pesquisas sobre o concurso e a área.
  • Ambiente de estudos;
  • Organização para os estudos;
  • Técnicas de estudo;
  • Motivação.

Considerando esses pontos você conseguirá montar seu plano de estudos e ser aprovado em uma futura oportunidade.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais preferidas!

Denisson A. Soares

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *