Concurso PC DF 2020 – Inscrições Abertas


Certame da Polícia Civil do Distrito Federal oferta 300 vagas de emprego para o cargo de Escrivão de Polícia.

Caso você esteja estudando para ser aprovado em um concurso público, saiba que as inscrições para o certame da Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) serão encerradas no dia 10 de fevereiro (segunda-feira). O edital foi lançado em dezembro e prevê provas para março. O processo seletivo contará com 8 fases de avaliação dos candidatos e visa preencher 300 vagas. Para participar é necessário ter formação de nível superior. Saiba outros detalhes a seguir.

Sobre as inscrições no concurso público da PC do Distrito Federal

Para você realizar sua inscrição, acesse o site www.cebraspe.org.br/concursos/PC_DF_19_ESCRIVAO, pois somente serão aceitas as inscrições online.


O prazo de cadastro na seleção da PC DF começou no dia 22 de janeiro (quarta-feira) e os candidatos têm até a segunda-feira, dia 10 de fevereiro para se cadastrarem.

O pagamento da taxa deve ser feito até a quarta-feira, dia 12 de fevereiro em qualquer agência bancária.

O CEBRASPE – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – foi instituído como banca responsável pela organização do certame da Polícia Civil distrital.



Se você é doador de medula óssea, cadastrado em instituição credenciada junto ao Ministério da Saúde, é comissário da juventude e infância, doador de sangue, trabalhou na justiça eleitoral, está inscrito no Cad Único ou é beneficiado com algum programa social pode solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição.

Quais são as vagas ofertadas na Polícia Civil do Distrito Federal?

A PC do DF pretende ocupar 300 postos de trabalho para o cargo de escrivão de polícia. Do total de oportunidades anunciadas no edital, 15 são para pessoas portadoras de necessidades especiais, 60 para negros e pardos e 255 para ampla concorrência.

Se você tiver deficiência e for concorrer como cotista, não se esqueça de anexar o laudo médico especificando a sua necessidade. Caso seja aprovado, será necessária uma avaliação da perícia médica, antes de tomar posse.

Quem for afrodescendente também será examinado. A comissão de heteroidentificação funcionará como complemento à autodeclaração.

A carga de trabalho é de 40 horas semanais.

O salário inicial para quem ingressar na carreira é de R$ 8,6 mil. Além disso, também terá direito aos seguintes benefícios: plano de saúde, auxílio alimentação, auxílio creche, entre outros.

Quais são as exigências para ser escrivão na PC DF?

Para concorrer você deve ter diploma de graduação. São aceitas quaisquer especialidades de nível superior, desde que a instituição de ensino emissora do diploma seja regular junto ao Ministério da Educação – MEC.

Também são requisitos estabelecidos no edital: ser brasileiro, possuir não menos de 18 anos de idade, estar quite tanto com o serviço militar, quanto com a justiça eleitoral, entre outros.

Sobre as fases do concurso público da Polícia Civil do Distrito Federal

O edital prevê que os candidatos sejam examinados em 8 etapas:

1) prova de múltipla escolha – contendo 120 quesitos no padrão Certo ou Errado sobre conhecimentos básicos e específicos. 2) prova dissertativa – na qual o candidato terá que elaborar uma redação de no mínimo 20 linhas e de no máximo 30 linhas;

3) avaliação prática de digitação;

4) exames médicos;

5) exame de aptidão física – na qual será necessário fazer exercícios de barra, corrida e flexão;

6) exame psicológico;

7) investigação social e sindicância;

8) curso de formação – com carga horária de 180 horas de aula.

A data programada no edital para realização da fase objetiva e da redação é 15 de março (domingo). O tempo disponível para todos os candidatos será de 4h30.

Mais detalhes do concurso da Polícia Civil do DF

Acesse o site www.cebraspe.org.br/concursos/PC_DF_19_ESCRIVAO para se inscrever e para saber mais informações do edital.

Por Melisse V..

Concurso PC

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *