Concurso Previsto Banco do Brasil 2019 – Vagas


Um novo Concurso do Banco do Brasil está previsto para oferecer 60 vagas de emprego.

O Banco do Brasil pode ter um novo edital em breve para preenchimento de vagas para o nível superior. Isso porque a instituição está carente de novos servidores, mesmo com o último concurso tendo acontecido em 2018 com abertura de 60 vagas – 30 imediatas.

O Banco do Brasil é uma das cinco instituições financeiras do governo brasileiro, sendo que é constituída como sociedade de economia mista (quase 70% das ações pertence a União). Hoje a instituição possui mais de 5 mil agências espalhadas por todo o Brasil, mais de 15 mil postos de atendimento, mais de 110 mil funcionários, cerca de 10 mil estagiários, dentre outros contratados temporários.


O concurso Banco do Brasil

O concurso para o Banco do Brasil (BB) pode sair a qualquer momento, já que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10ª) para que tenha novos selecionados para cargos do nível superior.

O TRT determinou que a instituição financeira tenha um edital publicado o mais rápido possível para contratação de pessoal através de concurso público, já que há uma carência muito grande de servidores públicos no Banco do Brasil. Novas informações deverão ser publicadas em breve com o total de vagas e cargos que podem ser oferecidos.

O último concurso do Banco do Brasil ocorreu em 2018, momento em que foi ofertada 60 vagas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Mesmo assim há falta de profissionais na instituição, principalmente para cargos de nível superior, até mesmo nas últimas cidades em que houve a última seleção.



Até então, o concurso oferecido em 2018 foi para a carreira de escriturário, que exige profissionais de nível médio completo. O vencimento do cargo é de R$ 4.036,56, incluindo o salário-base, alimentação/refeição e também cesta alimentação.

Além desses benefícios, o Banco do Brasil ainda oferece vale-transporte, auxílio-creche, participação nos lucros e resultados, previdência privada, auxílio para filhos com deficiência e também possibilidade de crescimento dentro da instituição.

Essa seleção para o cargo de escriturário cobrou as matérias de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Probabilidade e Estatística, Atualidades do Mercado Financeiro, Conhecimentos Bancários e Informática.

Etapas do concurso Banco do Brasil

Se você vai participar a primeira vez no concurso do Banco do Brasil, é importante saber as etapas do processo de seleção feito pela instituição. Primeiramente é feito o pedido do concurso, esse passo é feito pelo próprio órgão para o governo, que analisa as possibilidades de realização.

A segunda etapa é a autorização do concurso, momento em que há uma confirmação do governo para a preparação das etapas do processo. A partir daí é formada a comissão responsável na preparação do concurso, bem como a contratação da banca organizadora, que fará as provas.

Ao contratar a banca, os candidatos poderão assim se preparar melhor para o exame, já que cada banca organizadora tem seu estilo de prova. A empresa escolhida é a responsável de construir e divulgar o edital, abrir as inscrições, elaborar as provas, fiscalizar os candidatos no dia do exame, divulgar os resultados, dentre outras questões.

O edital do concurso é a parte principal de todo o processo. É através dele que o candidato terá todos os detalhes quanto as vagas disponíveis, quais serão os conteúdos cobrados nas provas, onde fazer a inscrição, cargos, salários, benefícios, dentre outras informações. Lembrando que o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição para conseguir fazer o exame.

Depois de autorizado e ter o edital publicado, é hora do candidato acessar o site da banca organizadora, fazer sua inscrição e pagar a taxa – que varia de concurso para concurso. Depois de algumas semanas, o candidato inscrito corretamente receberá a convocação para a prova, momento em que terá a confirmação do local, dia e horário do exame.

Normalmente as provas de concurso são no formato múltipla escolha ou “certo ou “errado”, dependendo da banca organizadora. Por fim, depois de alguns dias da prova, o candidato terá acesso ao gabarito e também na possibilidade de recursos, depois resultado provisório e finalmente o resultado final do concurso.

Por Carolina Costa

Concurso

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *