Concurso Previsto Bombeiros TO 2019


Concurso do Corpo de Bombeiros de Tocantins irá ofertar vagas destinadas aos concorrentes com certificado de nível médio.

Segue em fase trâmite o próximo processo seletivo de grande vulto. Trata-se do novo concurso público para o provimento de cargos no órgão do Corpo de Bombeiros do Estado de Tocantins.

Deste modo, o Ministério Público do estado de Tocantins, ou MPE/TO, atuando em conjunto com o chamado Grupo Especial para Controle Externo de Atividade Policial, ou Gecep, deu entrada em uma Ação Civil Pública, oficial, contra o próprio Estado do Tocantins, no sentido de fazer valer a solicitação para realização de um novo certame público.


O número de postos a ser disponibilizado não foi, até o presente momento, divulgado. Entretanto, a corporação está em grave situação de déficit de 1.228 a menos, no contingente de servidores, segundo o levantamento promovido pela Gecep.

Assim, as vagas a serem abertas serão destinadas aos concorrentes com certificado de nível médio. O valor da remuneração inicial pode chegar a 3,2 mil reais.

Sobre a previsão de data de publicação definitiva deste edital, seguem as informações:

De acordo com o que foi ajuizado por meio de ação Civil Pública, que faz solicitação para realização de um novo processo de seleção, está justificada a abertura do certame, dado o urgente déficit de 1.228 servidores bombeiros, sendo necessário fazer lembrar que, pela Lei são previstos, no mínimo, 1.772 servidores nessa função.



O levantamento efetuado pela Gecep demonstrou, também, um histórico de centenas de vistorias sobre o departamento dos Bombeiros, que estão há um bom tempo em situação de atraso, além disso, a ausência de maior número de efetivo resultou no seguinte: entre o mês de maio de 2017 e o mês de maio de 2018, cerca de 2.169 ocorrência não foram efetivamente atendidas, o que é um estatística assustadora.

Portanto, o órgão do Ministério Público do Estado de Tocantins, junto ao Gecep, fez solicitar abertura de nova liminar que imponha o dever ao Estado de contratar uma banca organizadora, dentro do prazo de 30 dias, conforme a data da fonte deste artigo, ou seja, dezembro de 2018, como também da efetiva publicação de novo edital, que deverá ocorrer ao longo dos próximos 180 dias, portanto, estendendo-se, no máximo, até o mês de junho deste ano, 2019.

Assim, a expectativa se torna mais concreta, sendo que, diante da situação avaliada pelos órgãos competentes deixa claro que deverá haver uma farta oferta de postos, ou uma disponibilização de postos em número suficiente, no sentido de esta corporação voltar à situação de legalidade, imposta na Lei Estadual número 3.038/2015 e no Decreto número 5.352/2015.

Sobre os requisitos básicos, seguem as informações:

Todas as pessoas interessadas em participar necessitam estar em idade máxima de 30 anos, possuir altura de no mínimo 1,63 m, no caso de candidato do sexo masculino, e altura mínima de 1,60 m, no caso de candidata do sexo feminino; possuir certificado de nível médio completo; possuir a CNH (a qual deve ser, no mínimo, da categoria “B”) ou uma permissão legal para conduzir veículo, que seja e esteja válida.

O histórico do último concurso registra o seguinte:

Realizado no ano de 2013, no qual foram disponibilizados em torno de 100 postos, destinados ao cargo de Soldado. A banca organizadora esteve na responsabilidade do instituto Pontua Concursos.

Todos os concorrentes foram submetidos aos seguintes testes:

As provas objetivas; o exame sobre a capacidade física; a avaliação psicológica; os necessários exames médicos e também odontológicos; a imprescindível investigação social e a participação no curso para formação de soldados.

O conteúdo programático foi o seguinte: matéria de língua portuguesa; de raciocínio lógico; de conhecimentos regionais e sobre as atualidades; questões em informática básica e sobre as Normas do CBMTO. O caderno de provas consistiu em um bloco contendo 60 questões.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *