Concurso Previsto Funarte 2019 – Vagas


Existe uma previsão de que seja efetivada a abertura de cerca de 200 postos de trabalho no novo concurso da Funarte 2019.

O segundo semestre de 2018 avança para o quarto mês e as oportunidades de concursos estão aumentando.

Recentemente foi anunciada novamente a previsão de certame a ser promovido pela Fundação Nacional de Artes, cuja solicitação de autorização encaminhada para o Ministério da Cultura aguarda resposta definitiva, sendo que a meta está na abertura de diversos postos de trabalho, que deverão ser preenchidos por meio do concurso Funarte de 2019.


Existe uma grande expectativa sobre a abertura deste novo processo de seleção, o Concurso da Fundação Nacional de Artes ou simplesmente Funarte. O histórico registrado no último concurso, realizado no ano de 2014, indica que a própria administração dessa entidade pública está reivindicando o preenchimento de novos postos em cargos, dado que existe defasagem de mão de obra no órgão.

Até o presente momento não há muitas informações atualizadas a respeito do pedido já realizado pela própria entidade, para que seja autorizada a abertura de mais vagas. Este edital ainda aguarda a divulgação definitiva.

Deste modo, existe uma previsão de que seja efetivada a abertura de cerca de 200 postos, cuja distribuição se dará conforme o seguinte critério: serão 65 cadeiras destinadas aos candidatos que possuem diploma de nível superior e mais 135 cadeiras para os futuros concorrentes que possuam certificado de nível médio.



Sobre os cargos onde vagas serão abertas, segue a seguinte relação:

Cargo de Assistente administrativo; cargo de Profissional técnico superior; cargo de Profissional de artes cênicas; cargo de Operacional administrativo e cargo de Assistente técnico.

Hoje, neste órgão do governo federal, os vencimentos destinados aos cargos de nível médio, por exemplo, estão no valor de 3.877,97 reais e em relação aos cargos de nível superior está no valor de 5.493,29 reais. Além desses salários o órgão conta com o benefício de auxílio alimentação em 459 reais.

Estas remunerações são bastante atraentes, os cargos são estáveis e a carreira pública sempre proporciona muitas vantagens aos servidores, já que além da estabilidade que os mesmos cargos possuem, eles são bem remunerados.

Este será um dos concursos mais aguardados para o ano de 2019. Os pré-requisitos cobrados para participar deste processo de seleção são os seguintes:

Todos os futuros candidatos deverão estar em idade mínima de 18 anos e apresentar o diploma de Ensino Médio, com relação aos cargos de Assistente administrativo e no setor operacional administrativo.

Com relação aos cargos no setor de Profissional técnico superior e no setor de Profissional em artes cênicas, será cobrado certificado de formação em Ensino Superior.

Observação importante: todos os certificados, diplomas e certificações de formação acadêmica cobrados deverão possuir o devido reconhecimento do MEC.

Portanto, o próximo Edital do concurso Funarte 2019, embora não tenha sido, ainda, oficialmente publicado, não quer dizer que não seja em breve confirmado por meio da entidade responsável pela sua estruturação e autorização.

São diversos passos a serem validados, ou seja, já que o edital definitivo ainda não está publicado, este concurso público destinado ao provimento de cargos no órgão da Funarte, de 2019, ainda não possui maiores informações sobre o período de inscrições.

As informações registradas na edição anterior deste mesmo concurso, indicam que a banca organizadora do processo seletivo havia sido a FGV ou a Fundação Getúlio Vargas, o que provavelmente se repetirá neste próximo concurso. Muito do que estruturou o concurso passado, se dará neste próximo evento.

Entre as informações que podem ser úteis, está a de que no concurso passado o valor das inscrições estava em 70 reais para os postos de nível médio e 100 reais para os postos de nível Superior. Vale a pena estar atento.

Por Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *