Concurso Previsto IBGE 2018 – Novas Informações


Certame do IBGE precisa ser realizado urgentemente para preencher 1,8 mil vagas solicitadas pela instituição.

Entre os melhores concursos públicos em andamento ou prestes a serem oficializados, neste segundo semestre de 2018, está o certame público do IBGE.

Assim, é urgente a oficialização do novo edital do processo seletivo público para o provimento de cargos no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou seja, o Edital do Concurso IBGE de 2018. De acordo com a presidência do órgão foi anunciado ao longo do II Congresso Democrático, cujo tema central era o IBGE, o qual foi realizado no primeiro semestre deste mesmo ano no Estado do Rio de Janeiro, que se não houver um concurso não haverá mais carreiras, e a história do IBGE poderá se encerrar de um modo muito degradante.


Durante este mesmo II Congresso, a presidência se pronunciou afirmando que existe uma urgência de tocar no assunto deste próximo concurso junto ao órgão do Ministério do Planejamento, do Orçamento e de Gestão. A grande preocupação está em comunicar ao órgão do Ministério do Planejamento essa periclitante situação de modo incisivo. Dado isso, se nada for feito nos próximos meses o impacto poderá trazer sérios danos ao departamento do IBGE.

Houve uma reunião na última sexta-feira, dia 10 de agosto. Existe uma grande necessidade de abertura do concurso do IBGE em 2018, pauta central desta mesma reunião. Este encontro, que consistiu no diálogo entre os participantes, contou com a presença de membros do Sindicato do próprio órgão do IBGE, do órgão do Ministério do Planejamento e da direção do próprio IBGE. O escopo precípuo foi a questão da aglutinação de cargos; a questão do fim da avaliação de desempenho individual no sentido de proporcionar a devida gratificação; foi abordado o tema da integralização de GD para todos os aposentados; a questão da transformação de diversos cargos de nível médio para cargos de nível superior; e, sobretudo o próximo concurso.

Com relação ao processo seletivo, os responsáveis pelo sindicato informaram que a própria Secretaria soltou uma declaração de que o concurso do IBGE segue como prioridade sobre as demais pautas, levando em conta a sua grande urgência, devido ao Censo Demográfico estipulado para 2020. Entretanto, ainda não foi autorizada a quantidade ideal de vagas, ou seja, em torno de 1.800 postos de trabalho solicitados pela mesma direção do órgão do IBGE. Esta previsão de novos postos disponíveis para os concursos no orçamento 2019 é até mínima, de acordo com os líderes do departamento.



Portanto, o órgão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou o protocolo, no dia 15 do mês de dezembro de 2017, da imprescindível solicitação de processo de seleção, ou seja, para a autorização de reposição de pessoal em seu quadro de funcionários. A mais recente movimentação nesse processo ocorreu no dia 18 de dezembro de 2017, em que o pedido foi recebido no cerne da Divisão de Concursos Públicos, ou CGCOM-SGP-DEPRO-SGP-SGP do Ministério do Planejamento, do Desenvolvimento e da Gestão. Deste modo, existe uma grande expectativa de que a oficialização do processo seletivo avance nas semanas vindouras.

A previsão mais acertada é a de que o edital de concurso público, para cargos no órgão do IBGE de 2018, contemple uma solicitação de até 1.800 cadeiras vagas, das quais 1.200 delas se destinam ao cargo de técnico e as demais 600 cadeiras se destinem ao cargo de analista, cujo pré-requisito será apenas de ensino médio completo e de graduação em curso superior, respectivamente.

Este será um dos concursos mais importantes do ano de 2018. Todas as pessoas interessadas em participar poderão manter-se atualizadas pela internet.

Por Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *