Concurso Previsto IBGE 2020 – Banca Definida


O Concurso Público do IBGE deste ano teve a definição da sua banca organizadora, que será o Cebraspe e o Edital deve ser publicado ainda neste mês de fevereiro.

Um dos maiores concursos dos últimos anos está para sair ainda esse mês. Será em fevereiro que sairá o edital para o concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A instituição é a responsável pela coleta de informações importantes. Essas informações são coletadas de dez em dez anos, quando é realizado o Censo Demográfico.

Agora em 2020 o Censo Demográfico abrirá oportunidades para mais de 208 mil pessoas trabalharem de maneira temporária. Os cargos vão desde opções para pessoas com formação apenas no ensino fundamental completo, médio ou ensino superior.


O maior quantitativo de vagas é sem dúvidas para o cargo de recenseador. O recenseador é o maior responsável pela coleta das informações, pois é ele quem se dirige até a residência dos brasileiros para fazer perguntas e salvá-los no DMC (dispositivo móvel de coleta). Segundo a publicação no DOU (Diário Oficial da União), a banca selecionada através de licitação foi o Cebraspe.

Ainda sobre a banca organizadora, a empresa não é tão querida pela maioria dos concurseiros, que apesar de ser uma empresa bastante séria, geralmente aplica provas mais exigentes do que de outras bancas como a Fundação Getúlio Vargas, por exemplo.

Houve repercussão nos grupos de concurseiros que especularam sobre como seria o formato da prova, se o Cebraspe continuaria com o costume conhecido de optar por colocar questões de certo ou errado, ao invés de questões de múltipla escolha.



Sobre esse tipo de informação não há ainda nada certo, provavelmente apenas após sair o edital que essa dúvida poderá ser sanada. Lembrado ainda que este edital pode sair a qualquer momento.

Atualizações mais recentes

No último dia 06 de fevereiro uma atualização movimentou ainda mais os aflitos por este certame. Isso porque saiu uma novidade sobre o concurso, a novidade é o projeto base que entrega informações bastante relevantes, uma dessas informações é que sobre os assuntos que serão abordados na prova, bem como o quantitativo de questões.

Para as provas de recenseador serão cerca de 50 questões que se dividem em: português (10 questões), matemática (10 questões), ética no serviço público (5 questões) e conhecimentos técnicos (25 questões).

Já para as vagas de Agente Censitário Supervisor serão 60 questões, sendo dez a mais do que para o cargo de nível fundamental. São as disciplinas: português (10), matemática e raciocínio lógico quantitativo (10), conhecimentos técnicos (20), Noções de administração e situações gerenciais (5) e ética no serviço público (5).

Vale lembrar que a maior quantidade de vagas disponíveis no concurso é para o cargo de Recenseador (180 mil), e já para o cargo de Agente Censitário Supervisor a quantidade de vagas é 22 mil. Também há mais de 5 mil vagas direcionadas para o cargo de Agente Censitário Municipal, onde os aprovados no cargo serão os candidatos que ficarem em primeiro lugar na lista de classificados da prova de Agente Censitário Supervisor.

O agente censitário municipal coordena a equipe no local de trabalho chamado de posto de coleta. Ele é o responsável pela organização do ambiente, pela orientação e fiscalização do trabalho dos agentes supervisores e dos recenseadores. Mas também atua na rotina administrativa da operação do Censo, portanto, é ele quem faz a solicitação do pagamento dos recenseadores e observa se o trabalho de supervisão está sendo feito de maneira adequada e dentro dos parâmetros e regras do IBGE.

A remuneração para os cargos são interessantes e contam com um valor adicional de R$ 458,00 de auxílio alimentação. Entretanto, recenseadores não recebem este auxílio. Falando em recenseadores, é importante mencionar que para esse cargo a remuneração é realizada através de cada setor concluído, ou seja, por produção.

Por Raiza Pereira da Silva

Concurso IBGE

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *