Concurso Previsto PC MT 2019 – Vagas


Certame tem previsão de ofertar 1.200 vagas para os cargos de Investigador e Escrivão.

Está em fase de preparação o concurso para preencher vagas para a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso (PC / MT). Estima-se que serão, no total, 1.200 vagas, divididas da seguinte forma: 900 vagas para o cargo de investigador e as 300 vagas recentes para o cargo de escrivão. O concurso já foi autorizado pelo governo estadual do Mato Grosso, o que ocorreu em 2018.

O concurso segue em análise para verificar se ele está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. O processo também já foi encaminhado para o setor de Planejamento de Pessoal da Secretaria do Estado de Gestão.


As expectativas em torno deste concurso tomaram todo o ano de 2018. Mais especificamente desde o dia 22 de janeiro, quando Gustavo Garcia, então secretário de Segurança Pública, anunciou que o concurso seria divulgado em 90 dias. Esse cronograma não foi seguido e, sem concurso desde 2012, a cada dia aumentam as expectativas para a realização desse certame.

As vagas

Ambos os cargos, investigador e escrivão, têm os seguintes requisitos:

– o candidato deverá ter ensino superior completo em qualquer área de conhecimento;



– é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Remuneração

Não houve divulgação oficial a respeito da remuneração inicial dos cargos. Veículos da imprensa, entretanto, apuraram que o vencimento deverá girar em torno de R$ 4.741,59.

Função

O investigador deve fazer coleta e análise de informações na investigação policial, com a assessoria de autoridade responsável; dá, se não houver a devida autoridade, encaminhamento nas tarefas policiais que não forem exclusivas; assina documentos; dá encaminhamento a diligências e investigações, coletando provas que venham a esclarecer infrações penais; procede notificações e intimações; dá assessoria a estudos e projetos na área policial; promove prisões em flagrante; cumpre mandados judiciais de busca e apreensão, sequestro de vens e de prisão.

O escrivão, por sua vez, promove análise e coleta de dados na investigação policial, sob designação e assessoria de autoridade responsável; dá encaminhamento a procedimentos em tarefas que não sejam exclusivas de autoridade policial; assina documentos, por ordem; cumpre despachos; expede intimações, notificações e atos cartorários; lavra termos circunstanciados; controla prazos, conforme são estabelecidos no Código de Processo Penal.

O último concurso

A Polícia Civil do Mato Grosso realizou seu último processo seletivo em 2012. Na ocasião, houve prova objetiva com o total de 70 questões. Elas foram distribuídas nos seguintes conteúdos: 45 questões de Conhecimentos Específicos (Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Organização e Estatuto da Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Noções de Informática), 10 questões de Conhecimentos Gerais (História e Geografia de Mato Grosso, Atualidades e Ética e Filosofia) e 15 questões de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa). Além da avaliação objetiva, o concurso contou com prova de títulos, avaliação de saúde, teste do condicionamento físico do candidato, avaliação psicológica e, por fim, investigação social. O concurso teve validade de dois anos, sendo prorrogado por mais dois.

Dicas para se preparar para o concurso

Concursos muito aguardados, como o da Polícia Civil do Mato Grosso, merecem uma preparação adequada. Seguem algumas dicas para sua preparação:

1) Comece a estudar antes: aproveite que o edital ainda não foi publicado e inicie sua preparação. Para orientar seus estudos, leia editais anteriores e tome como exemplo o conteúdo solicitado neles.

2) Preparação física: os cargos que serão objeto de concurso pela PC-MT pedem preparação física. Por isso, não tente virar atleta em uma semana. Vá condicionando seu corpo aos poucos, conciliando estudos com a prática regular de exercícios. Além de se preparar para o concurso, você vai desenvolver uma prática saudável. A atividade física poderá ser útil, inclusive, para você render melhor nos estudos. A prática de exercícios esportivos libera endorfina no organismo, hormônio que dá sensação de bem-estar.

Por Luís Fernando Santos

Concurso

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *