Concurso Previsto Seap GO 2019 – Vagas


Edital com de 500 vagas para agente prisional em Goiás está com etapas definidas.

O governo do estado de Goiás divulgou regulamento das etapas que farão parte do concurso, como avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação física e avaliação de investigação social.

O concurso público da Seap (Superintendência Executiva de Administração Penitenciária), que visa à contratação de 500 agentes de segurança prisional no estado de Goiás, já teve o extrato do contrato publicado no Diário Oficial do Estado. O extrato confirma o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) como organizador do edital do certame.


No último dia 25 de junho de 2019, o governo do Estado de Goiás deu mais um passo para a abertura do concurso público com a divulgação do regulamento das etapas que farão parte do concurso, como avaliação médica, avaliação psicológica, avaliação física e avaliação de investigação social.

Para concorrer às vagas do concurso para agente prisional será preciso o candidato ter escolaridade de nível superior em qualquer área de graduação. O salário inicial previsto será de R$ 1,5 mil.

A publicação do edital com a abertura das inscrições do concurso público aguarda ainda a aprovação do orçamento pelo governo de Goiás. A SEAD – GO (Secretaria de Estado da Administração de Goiás) informou no mês de abril deste ano que o governo havia suspendido a realização de concursos no Estado, no entanto o edital para o concurso de agente de segurança prisional não seria suspenso. Já no mês de maio deste ano, a Secretaria de Administração do estado disse que o limite fiscal de Goiás estava impedindo a realização do novo processo de seleção. Mesmo assim os processos e procedimentos que visam à realização do concurso público continuam em andamento.



Concurso foi anunciado o ano passado pelo então governador do Estado

O novo concurso público visando a contratação de agentes prisionais foi anunciado no ano de 2018, pelo governador na época, Marconi Perillo, quando recebeu visita de Carmen Lucia, presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e do STF (Supremo Tribunal Federal). A reunião foi realizada justamente para discutir as medidas tomadas pelo governo referente à crise do sistema prisional. O Governador disse na época que foi comunicado a presidente do STF que foi autorizado ao diretor-geral do sistema prisional a abertura de novo concurso público para mil novos agentes prisionais. Durante este ano foi anunciado que seriam 500 vagas.

Comissão concurso SEAP GO

O presidente da comissão do concurso público SEAP GO 2019 para o cargo de agente prisional de Goiás será Liliane Morais Batista de Sá, superintendente da escola de governo e o vice-presidente nomeado foi Joseleno Borges Sales, agente de segurança prisional. A coordenação técnica ficou com João Francisco Alves, gerente de recrutamento, seleção e relações externas da escola de governo.

Quais as atribuições do cargo agente prisional

Os agentes prisionais têm entre as atribuições da função voltadas em receber e orientar presos orientando quanto às normas disciplinares, divulgando os deveres, direitos e obrigações, conforme normas legais. Além disso, são responsáveis por revistar presos e as instalações, dar assistência aos presos e internos, e se necessário encaminhar para atendimento nos diferentes setores.

Último concurso agente prisional SEAP GO

O último concurso do SEAP GO para o cargo de agente prisional aconteceu em 2014 e teve 305 vagas. Os candidatos foram avaliados em 5 fases, sendo a primeira provas objetivas. As outras etapas contaram com prova discursiva, avaliação médica, testes de aptidão física e avaliação psicológica. O certame nomeou 800 servidores durante o seu prazo de validade.

Por Adoniran Peres

Concurso



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *