Novo Concurso Bombeiros AM 2019 – Previsão e Banca Organizadora


Certame contará com 228 vagas para Soldados e Alunos Oficiais Bombeiros.

Novos processos seletivos estão em fase de elaboração e oficialização neste segundo semestre de 2018. Entre eles está o próximo certame da Secretaria de Segurança Pública, que já confirmou o início do processo de escolha da banca responsável pela organização deste novo concurso público que proverá cargos no Corpo de Bombeiros do Amazonas, o CBMAM. A publicação definitiva deste edital de abertura do período de inscrições está prevista para o próximo ano, 2019, conforme os dados divulgados recentemente pelo gestor do governo na Assembleia Legislataiva do Estado do Amazonas, a Aleam. De acordo com esse setor, o motivo da prorrogação se deu pelo fato de estarmos próximos do pleito de outubro. Assim que esse período finalizar, o certame em questão deverá ser considerado dentro do orçamento estadual para 2019. Em sua totalidade, este processo de seleção deverá contemplar em torno de 228 postos, dos quais 198 se destinam aos alunos soldados e os demais 30 aos alunos oficiais bombeiros.

Deste modo, assim que for iniciado o processo para a determinação da banca organizadora, será possível que o próximo edital chegue a ser liberado no início do próximo ano, 2019, exatamente após o término deste período eleitoral.


Para tanto, a comissão deste certame foi constituída desde o dia 27 de abril desse ano e o processo de seleção está sendo aguardado desde o dia 13 do mês de março de 2017, confirmado durante uma sessão especial. Naquela ocasião, o governador do Estado também fez confirmar a existência das promoções destinadas aos oficiais e aos praças da corporação.

Sobre este mesmo processo de seleção, foi anunciado pelo governo do Amazonas, ao longo do evento, que esta corporação está com reduzido número de servidores e, portanto, o tempo urge para lançamento de um edital destinado ao novo concurso que poderá ser realizado no sentido de recompor aqueles servidores que foram encaminhados para a chamada reserva remunerada. O mesmo governo estatal também está confirmando a aquisição dos novos equipamentos destinados ao Corpo de Bombeiros no sentido de fazer impulsionar todos os serviços de emergência, de modo a proporcionar o melhor atendimento à população, em escala crescente de aperfeiçoamento.

Portanto, a comissão está formada.



O histórico registrado na seleção anterior contém as seguintes informações:

O último grande evento de processo seletivo promovido pelo CBMAM, realizado no ano de 2009, constituiu um concurso onde foram ofertados em torno de 1.239 postos de trabalho, distribuídos entre diversos setores que exigem nível médio e superior de formação acadêmica. Naquela ocasião, com relação ao nível médio, o número de vagas destinadas ao cargo de soldado foi de 443 postos, dos quais 400 destinados aos concorrentes homens e 43 para as concorrentes mulheres; para o setor de 3º sargento auxiliar de saúde, na especialidade de técnico em enfermagem, com 293 vagas disponíveis; para o cargo de cabo auxiliar de saúde, na especialidade de auxiliar de consultório dentário, com 28 postos; para o cargo de cabo auxiliar de saúde, especialidade em técnico de raio X, com 28 vagas e para o cargo de cabo auxiliar de saúde, na especialidade de técnico em gesso, com 12 vagas.

Com relação aos concorrentes de nível superior completo, os postos disponíveis foram destinados ao cargo de 2º tenente na área de médico ortopedista, com 18 vagas; na área de médico clínico, com 17 vagas; na área de médico pediatra, com 67 vagas; na área de dentista, com 42 vagas; no setor farmacêutico, com 42 vagas; na área de enfermeiro, com 107 vagas e na área de assistente social, com 42 vagas.

A banca organizadora, naquele evento, ficou por conta da Copec.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *