Previsão do Concurso da Defensoria Pública do DF 2019


Edital do Concurso deverá ser publicado até março deste ano.

Quem reside no Distrito Federal e busca por uma oportunidade de prestar um concurso público cujo cargo ofereça um bom salário e estabilidade, pode começar a se preparar, pois em breve será publicado o edital de abertura do novo concurso público da Defensoria Pública. Leia este artigo na íntegra e fique por dentro de todas as informações.

Na realidade, desde o ano de 2018 este concurso foi anunciado, porém, por motivos não revelados, não chegou a ser realizado. Agora, de acordo com informações recentes cedidas pela assessoria de imprensa do órgão, falta muito pouco para ele se tornar uma realidade.


Segundo informações recentes, o edital de abertura do novo concurso público da DP-DF deverá ter sua publicação realizada no máximo até o mês de março deste ano de 2019.

A princípio havia a informação de que seriam disponibilizadas o total de 18 vagas para lotação imediata, informação esta divulgada pela Câmera Legislativa do Distrito Federal, contudo, esta informação não pode ser confirmada, uma vez que de acordo com o documento recentemente publicado no diário oficial, o quantitativo de vagas a serem disponibilizadas no certame será de 7 vagas imediatas, sendo que todas elas são para o cargo de Defensor Público do Distrito Federal. Também haverá formação do Cadastro de Reservas.

Como mencionado anteriormente, a organização do certame está praticamente pronta, faltando apenas a assinatura entre a comissão responsável e a empresa organizadora do certame, para então o edital ser publicado.



A empresa a se responsabilizar pela organização e execução deste concurso já foi definida, sendo ela o Cebraspe. A assinatura do contrato deve acontecer nos próximos dias.

De qualquer forma, a confirmação do número de vagas disponíveis poderá ser feita a partir da publicação do edital. Porém, outras informações já são definitivas como o cargo em que haverá disponibilidade de vagas e seus pré-requisitos.

Desse modo, para concorrer a uma das vagas do concurso da DP o candidato precisa possuir formação de nível superior na área de Direito, com registro na OAB, que é a Órdem dos Advogados do Brasil. Além disso, também é necessário possuir dois anos de experiência de atividades na área forense, o que significa prestar exercício em órgão público, seja ele municipal, estadual ou federal.

Um profissional que atua como Defensor Público possui um salário que parte do valor inicial de R$ 22.589,00.

Quando o concurso recebeu autorização do MP para ser realizado, uma comissão foi formada para se responsabilizar pela sua organização. Esta comissão é presidida por Rita de Castro Hermes Lima, servidora do órgão e contando com os membros Rodrigo B. Doin e Evenin Eustáquio de Ávila, também servidores do órgão. Foi a comissão que definiu o Cebraspe como banca organizadora do certame.

O último concurso público que a Defensoria Pública do DF realizou aconteceu no ano de 2011. Foram disponibilizadas na ocasião três vagas para lotação imediata. Na época, a empresa contratada para organização foi o Cespe/UnB, que tem na atualidade o nome de Cebraspe.

Neste último concurso, os candidatos tiveram que realizar provas objetivas de múltipla escolha, composta por 200 questões, além de prova discursiva, avaliação oral e por último análise de títulos.

Sendo assim, se você atende aos requisitos e pretende realizar este concurso público, esteja atento à publicação do edital de abertura, que tem como prazo máximo de publicação o mês de março.

Como é um concurso bastante aguardado e com uma remuneração muito boa, é provável que a concorrência pelas vagas seja grande. Dessa forma, os interessados já devem começar a se preparar para a realização das provas. Para isso, basta verificar o edital do último concurso e verificar os contéudos geralmente cobrados nas provas para este cargo.

Sirlene Montes

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *