Previsão do Novo Concurso da SME-SP 2019


Certame deverá ofertar oportunidades para o cargo de Coordenador Pedagógico.

Nova oportunidade de cargos públicos estáveis está sendo anunciada nesse fim de segundo semestre, de 2018. O novo processo seletivo está em fase de validação.

Trata-se do último certame público autorizado por meio da Prefeitura da cidade de São Paulo, sendo este o novo concurso público de acesso a cargos na Secretaria Municipal de Educação da Capital São Paulo, Estado de São Paulo, o SME-SP, cujo edital definitivo deverá ser publicado até o final deste mesmo ano. Portanto, existe uma grande expectativa de que todos os preparativos para este edital, que apresentará 628 postos de trabalho para o cargo de coordenador pedagógico, possam avançar a partir do presente momento, no sentido de que tudo esteja finalizado no mês de novembro, e que o documento seja publicado oficialmente no mesmo mês ou, no mais tardar, em dezembro de 2018.


A etapa seguinte para a estruturação integral deste certame será a de constituir a comissão responsável pela sua organização. O passo seguinte, portanto, deverá ser iniciado por meio dos trâmites destinados à contratação da banca organizadora do processo.

Sobre o cargo em oferta e os requisitos as informações são as seguintes:

Toda pessoa interessada em concorrer à carreira de coordenador pedagógico deverá, necessariamente, possuir formação de licenciatura plena na área de pedagogia; possuir uma pós-graduação Stricto Sensu na área de educação ou uma pós-graduação Lato Sensu na área de educação, cujo cômputo mínimo deverá ser de 800 horas; além de experiência de no mínimo três anos no setor de magistério.

De acordo com a tabela de remunerações dos servidores públicos e municipais, o valor do vencimento inicial, vigente, corresponde a 4.084,35 reais, com relação as jornadas de 40 horas por semana, entretanto, o piso oficial está no valor de 4.860,86, ou seja, o órgão da secretaria concede um abono complementar para que o salário possa chegar a tal valor.



Sobre as atribuições do cargo, as informações são as seguintes:

Todo profissional que exerce este cargo cumpre as seguintes tarefas: de coordenação da elaboração, do estabelecimento e da avaliação de Projetos Pedagógicos na unidade educacional, cujo escopo fundamental deve ser o de encarar os desafios que apresenta o cotidiano escolar; as suas modalidades e os demais turnos em funcionamento, no sentido de promover melhorias na qualidade da educação, em perfeita consonância com as diretrizes ou bases educacionais do município em questão. Atua na elaboração de planos de trabalho no seio da coordenação pedagógica, sabendo traçar as metas, as estratégias de formação, o acompanhamento e a avaliação do impacto geral da formação continuada, além de atuar por meio cronograma de reuniões junto da equipe docente, no sentido de proporcionar uma mais eficiente gestão pedagógica da unidade educacional. Atua na coordenação, na elaboração e no estabelecimento dos planos de ensino destinados aos professores, podendo garantir a necessária consonância com o conjunto das diretrizes curriculares da Secretaria Municipal de Educação. Atua na promoção de uma análise rigorosa dos resultados de avaliações internas e externas sobre a aprendizagem dos alunos, de modo a estabelecer as necessárias conexões em relação à elaboração do PP, ou no Plano de Ensino e no Plano de trabalho da Coordenação Pedagógica; entre outras tarefas de igual importância.

O histórico do último concurso realizado na SME-SP registra o seguinte:

O mesmo ocorreu no ano de 2011. Naquela ocasião o órgão fez publicar um edital contento o anúncio de 50 oportunidades para o cargo de coordenador pedagógico. A tarefa de banca organizadora, naquele certame, ficou sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, FCC.

Este será um dos concursos mais aguardados deste ano.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *