Previsão do Novo Concurso do CEASA-RS 2019


Seleção contará com 81 vagas mais o cadastro de reserva.

Nova oportunidade concurso público de ampla escala está prestes a ser oficialmente aberta. Trata-se do processo seletivo para cargos no órgão chamado: Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, ou Ceasa-RS.

Entretanto, este concurso ainda depende da autorização formal e definitiva do governo daquele Estado, para que seja possível dar início ao novo concurso público. Este departamento está ausente dos certames há mais de 30 anos, o Ceasa-RS. Foi iniciado o processo de elaboração de um termo de referência para a devida contratação da banca responsável pela organização.


Porém, somente a partir da autorização oficial o certame poderá efetivamente ser iniciado. Conforme os dados angariados da direção administrativa da instituição, existe uma grande expectativa de que a referida autorização fosse perpetrada já no primeiro semestre de 2018; fato que acabou não se concretizando em tempo hábil.

Este processo de seleção deverá contar com um número de 81 postos de trabalho imediatos, junto da formação do cadastro reserva de pessoas, destinado aos diversos cargos existentes, dispondo de opções para concorrentes em três classes, com formação de ensino médio, de médio técnico ou ensino superior. O valor das remunerações iniciais pode chegar a quatro mil reais.

Observação importante: já está confirmado, desde o dia 18 de maio, que as futuras 81 vagas serão distribuídas entre 40 cargos, dos quais nove reservados para as áreas de analistas; sete cargos reservados para o setor de agentes técnicos; oito cargos destinados ao setor de agentes administrativos em nível médio e os demais 16 para a função de agente operacional.



A comissão regente deste próximo concurso público já está constituída, desde o dia 20 de julho de 2018, e está sendo presidida pelo servidor Paulo Antonio Regla, além de contar, ainda, com mais membros. Todos servidores públicos experientes.

A distribuição dos cargos, conforme a classe de estudantes, é a seguinte:

Para formação em ensino médio ou em técnico, este processo seletivo contará com postos destinados às atividades de orientadores, cuja remuneração inicial está entre os valores de 2.268,56 e 2.674,94 mil reais.

Para os candidatos com formação em nível superior, as vagas se destinam aos cargos de engenheiro agrônomo; de administrador; cargo de advogado; cargo de contador; de economista e de jornalista, todos munidos de remuneração inicial no valor de 4.379,65 mil reais.

Sobre os benefícios pagos pelo órgão, as informações são as seguintes:

Junto da remuneração, esta instituição também oferece o auxílio-alimentação e o vale-transporte. Este certame público está sendo aguardado desde janeiro do ano de 2017, quando então foi aprovado o chamado novo Plano de Cargos e de Salários na instituição.

Sobre o órgão:

O órgão Centrais de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul, ou Ceasa-RS, trata-se de departamento fundado no ano de 1974, como parte integrante do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento, o qual foi estadualizado no ano de 1989, juntamente a todas as outros setores Ceasas do Brasil. Este órgão é considerado uma das quatro principais centrais de abastecimento em toda a América do Sul.

Sua natureza é de sociedade de economia mista, por meio de ações, e cuja gestão compete somente ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, da Pesca e do Cooperativismo, estabelecida por meio da lei estadual número 5.993/70 e pela lei municipal número 3.413/70.

O escopo precípuo deste órgão está em orientar e fiscalizar, socialmente, o setor do mercado hortifrutigranjeiro, tendo poder de representar um centro polarizador entre os produtores, os comerciantes e os consumidores.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *