Previsão do Novo Concurso do Detran-ES 2019


Concurso deverá ser realizado a partir do mês de maio deste ano.

Todo brasileiro que procura uma nova colocação no mercado de trabalho já sabe o quanto está difícil conseguir uma vaga em um trabalho que ofereça estabilidade e segurança financeira. Essa situação se deve ao fato de o país desde o ano de 2016 vir passando por uma crise econômica que acabou afetando diversos setores. Desse modo, muitas pessoas passaram a ver os concursos públicos como novas alternativas para alcançarem o objetivo de uma nova colocação.

No Espírito Santo muitas pessoas têm esperado pela abertura do novo concurso público do Detran. Este concurso foi anunciado no mês de agosto do ano passado, mas como não aconteceu a expectativa de sua realização foi transferida para este ano de 2019. Contudo, as novas informações dão conta de que os interessados no certame deverão aguardar um pouco mais.


Isso ocorre pelo fato de que no último dia 02 do mês de janeiro, o governador do estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, assinou um decreto em que é determinado que nenhum processo seletivo pode ser realizado até o mês de maio deste ano.

O motivo da formação deste decreto ainda não foi explicado, mas isso deve acontecer nos próximos dias.

Dessa forma, o novo concurso público do Departamento de Trâsnisto do estado do Espírito Santo não poderá ser realizado neste primeiro trimestre de 2019, como já era esperado por muitos concurseiros.



Porém, ao que tudo indica a partir do mês de maio os preparativos poderão ser retomados e enfim o certame realizado.

Este novo concurso do Detran-ES foi anunciado no ano passado, mais precisamente no mês de agosto, quando o governador concedeu autorização para a sua realização.

De acordo com o documento que recebeu autorização do governo do estado, o concurso irá disponibilizar um total de 94 vagas, com oportunidades para pessoas com formação de nível médio e de nível superior. Desse total de vagas, 80 seriam para o posto de assistente de trânsito, enquanto que as restantes 14 seriam para o posto de analista de trânsito.

Desse modo, quem possui formação de ensino médio poderá entrar na concorrência por uma das vagas no cargo de assistente. O salário inicial para um profissional neste cargo é no valor de R$ 2.409,75.

Já quem possui formação completa de curso superior, sendo aceitas diversas áreas, poderá concorrer a uma das vagas no cargo de analista, sendo o salário inicial previsto para este cargo no valor de R$ 5.179,94.

Para auxiliar na elaboração do concurso, uma comissão multidisciplinar foi formada para assim se encarregar da preparação do certame, além de definir a empresa organizadora. A escolha dos membros da comissão aconteceu no mês de novembro do ano passado. A comissão geral é constituída por 19 servidores do órgão.

Geralmente podem concorrer as vagas de analista pessoas com formação nas áreas de ciências da computação, serviço social, administração, arquitetura, análise de sistemas e psicologia.

O último concurso realizado pelo Detran do Espírito Santo aconteceu em 2010. Na época foram disponibilizadas 50 oportunidades, também para os cargos de técnico de trânsito e técnico superior. A banca organizadora foi o conhecido Cespe/UnB.

Na ocasião do concurso os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva composta por 120 questões sobre conteúdos como língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, além de conteúdos sobre conhecimentos gerais e específicos.

Dessa forma, quem deseja se inscrever e concorrer a uma das vagas deste concurso que teve sua realização adiada, porém é garantido que será realizado, a recomendação é de que os estudos preparatórios já sejam iniciados. Para isso basta verificar editais de concursos passados e os conteúdos geralmente cobrados.

Resta agora de fato aos interessados aguardar até o dia 30 do mês de abril, para assim terem mais informações sobre o Concurso do Detran-ES.

Ana Paula

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *