Previsão do Novo Concurso do IBGE 2019


MPDG ainda precisa autorizar a realização do novo certame.

Muitos brasileiros aguardam pelo encerramento do ano de 2018 para que em 2019 novas oportunidades de concursos públicos possam ser abertas. Afinal, a maioria das pessoas que procuraram uma colocação no mercado de trabalho infelizmente não conseguiu, o que se deu em decorrência de o país estar passando por uma forte crise econômica, que só contribuiu para que o número de desempregados no país aumentasse.

Embora o ano esteja acabando, novas notícias sobre novos concursos continuam a chegar. Dessa vez estamos falando de um novo concurso público do IBGE, que irá disponibilizar mais de 1500 vagas. Continue lendo este artigo na íntegra e saiba de tudo sobre um dos concursos públicos mais aguardados do ano de 2018 e que ficará para ser realizado no ano de 2019.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística prevê realizar um novo concurso público para o preenchimento de 1.800 vagas. As oportunidades previstas são para os cargos de técnico e de analista. Ou seja, pessoas com formação de nível médio e de nível superior.

A Assibge, que é o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE, assim como seu presidente Roberto Olinto, já classificaram a realização deste novo concurso como urgente.

De acordo com as notícias recentes, o MPDG, que é o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, decidiu por arquivar o pedido de autorização de um novo concurso do IBGE. Diante desta situação o referido ministério enviou um ofício ao instituto onde justificou mais esta negativa.



Diante desta notícia, o IBGE irá enviar outra solicitação de autorização de concurso, o que deve acontecer já nas próximas semanas do ano de 2019. O que significa que enquanto o MPDG negar a autorização novos pedidos serão enviados, uma vez que existe a necessidade de realização deste novo certame.

Até o momento todos os pedidos enviados tiveram negativas, o que deixa os servidores do IBGE desacreditados almejando que o órgão receba autonomia. De acordo com as palavras do presidente do órgão, o IBGE é muito importante para o país e não recebe os recursos que necessita por parte do governo. Desse modo, se a situação continuar como está o órgão corre o risco de acabar pois não há condições para a realização de algumas pesquisas requisitadas, o que o coloca atrás de outras empresas do setor privados.

No último documento enviado ao Ministério Público foram requeridas um total de 1.800 vagas. Desse total, 1.200 seriam para o cargo de técnico em informações estatísticas e geográficas e as 600 restantes são para o cargo de analista de planejamento, de gestão e de infraestrutura em informações estatísticas e geográficas.

Desse modo, para concorrer a uma das vagas no cargo de técnico o candidato precisa possuir formação de nível médio completa, sendo que a instituição de ensino cursado tenha que possuir reconhecimento do Ministério da Educação, o MEC.

Um profissional que atue no cargo de técnico possui uma remuneração no valor de R$ 3.890,87, valor este que já está incluso o vale-alimentação.

Já o candidato a uma das vagas no cargo de analista precisa possuir formação completa de nível superior, sendo que são vários os cursos aceitos. Dessa forma, de acordo com a tabela de remuneração, um profissional neste cargo deve receber o valor de R$ 8.213,07.

O último concurso realizado pelo IBGE aconteceu no ano de 2015, quando foram disponibilizadas para concorrência um total de 600 vagas. A empresa contratada para organizar o concurso foi a FGV, que é a Fundação Getúlio Vargas. Este concurso teve seu prazo de validade expirado no mês de maio deste ano de 2018.

Diante dos fatos, ao que tudo indica a realização de um novo concurso não deve passar do ano de 2019. Por isso, se você possui interesse em realiza-lo, fique atento á novas informações.

Ana Paula

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *